Atualize seu navegador!
CAIE - Centro de Apoio à Inclusão Escolar

O Centro de Apoio à Inclusão Escolar (CAIE) visa o apoio à inclusão escolar no contra turno para crianças matriculadas na rede municipal, encaminhadas pela Secretaria Municipal de Educação – Divisão de Educação Especial. O serviço é organizado da seguinte forma:

Centro de Apoio Especializado (CAE): Avaliação e atendimento multidisciplinar realizado pelas áreas de Psicologia Escolar, Fonoaudiologia Escolar, Psicopedagogia, Neuropediatria e Serviço Social direcionado às crianças/adolescentes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental matriculados na rede municipal. A equipe de psicólogos, fonoaudiólogos e psicopedagogos realizam a avaliação diagnóstica inicial, os atendimentos semanais de acordo com os objetivos educacionais estabelecidos, visitas escolares para orientações aos profissionais da educação e familiares. O neuropediatra realiza em conjunto com a equipe a avaliação diagnóstica inicial. Além disso, o médico faz o acompanhamento de acordo com a conduta estabelecida. O profissional do serviço social realiza o acolhimento inicial e acompanha as famílias no que se refere à defesa de direitos.

Atendimento Educacional Especializado (AEE): Avaliação das crianças encaminhadas pelas escolas de educação infantil realizada pelas áreas de Pedagogia, Psicologia Escolar, Fonoaudiologia Escolar, Neuropediatria e Serviço Social. Após avaliação, os atendimentos são realizados semanalmente pelos pedagogos em salas temáticas que visam estimular todas as áreas do desenvolvimento infantil. Os profissionais da psicologia e fonoaudiologia escolar são responsáveis pelo acompanhamento das crianças em grupo, orientações aos profissionais (do AEE e da rede municipal) e familiares. O neuropediatra realiza em conjunto com a equipe a avaliação diagnóstica inicial. Além disso, o médico faz o acompanhamento de acordo com a conduta estabelecida. O profissional do serviço social realiza o acolhimento inicial e acompanha as famílias no que se refere à defesa de direitos.

Funcionamento
Segunda à Sexta-feira das 7h00 as 12h00 e das 12h30 as 18h00

Equipe
CAE: Psicólogo, Fonoaudiólogo, Médico Neuropediatra, Assistente Social.
AEE: Coordenação Pedagógica, Professores, Cuidadora, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Médico Neuropediatra, Assistente Social.

Caracterização do usuário atendido – Capacidade de atendimento - Elegibilidade

Convênio

Atendimento

Público-Alvo

Capacidade

Educação Municipal

CAE

Deficiência Intelectual, Deficiência Múltipla (DI associada a DF), Transtorno do Espectro do Autismo e Distúrbios de Aprendizagem

280

AEE

Deficiência Intelectual, Deficiência Múltipla (DI associada a DF), Transtorno do Espectro do Autismo e Distúrbios de Aprendizagem

110



 

CAIE - Centro de Apoio à Inclusão Escolar

Rua Caetano Sampieri, 5-48 - Vila Universitária
Fone (14) 3879-4528

Conteúdo relacionado