Atualize seu navegador!
O que é a APAE?

Entidade de Assistência social de forma permanente, continuada e planejada que presta atendimento e assessoramento a pessoa com deficiência, bem como a defesa de direitos articulada com outras políticas na área de Educação e Saúde.

Mantém Serviço de Proteção Especial média é alta complexidade. Sendo o Acolhimento Institucional considerado modelo a ser replicado pela Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência, Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS) e pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) para o Plano Viver sem Limite.

Reconhecida pela atuação na Área de Educação, mantém a Escola de Educação Especial, para atender pessoas que necessitam de apoio pervasivo e Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos incluídos nos Ensino Comum.

Na Área da Saúde, a APAE integra a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência como Centro Especializado em Reabilitação – CERIII (atendendo a três tipos de deficiência: Física, Intelectual e Visual) e Oficina Ortopédica. É considerada modelo na habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência e Transtornos do Espectro do Autismo, sendo referência pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A APAE Bauru atende atualmente mais de mil e oitocentas pessoas com deficiência intelectual, física, visual, transtorno do espectro do autismo, necessidades educacionais especiais, bebês de risco e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Devido à experiência adquirida, somada a filosofia inclusiva, transformadora, é reconhecida pelo seu trabalho na área de desenvolvimento de tecnologia social, apoio à inclusão escolar e  principalmente, emprego apoiado.



Todas as ações desenvolvidas pela instituição são em prol da emancipação e inclusão social das pessoas com deficiência contribuindo para universalização dos direitos e respeito a dignidade humana.