Atualize seu navegador!
Histórico da APAE

APRESENTAÇÃO  HISTÓRICO - Linha do Tempo

1965 – Fundação da Apae-Bauru/Instituto Psicopedagógico Motter.

1967 – Início do funcionamento da Escola de Educação Especial.

1968 – Início da Instituição Apae-Bauru independente.

1981 – Inauguração da Sede Própria – Unidade Jardim Ouro Verde I.

1982 – Autorização para ministrar cursos de Educação Infantil e Ensino Fundamental – reconhecimento como escola.

1995 – Implantação do Programa 5S – Qualidade Total e implantação do Programa de Equoterapia.

1997 – Implantação Oficina Inverso de Teatro e Dança.

1998 – Implantação do Projeto Integração (início da inclusão escolar); implantação do Programa de Educação Profissional e inauguração do Laboratório de Screening Neonatal “Teste do Pezinho”– Unid. Centro.

2001 – Credenciamento do Laboratório ao PNTN – Programa Nacional de Triagem Neonatal – Portaria 822 SIA/SUS; implantação do 1º Laboratório de Informática – PROINESP; inauguração da Piscina Terapêutica “Gilberto Barros” e Implantação do Programa de Hidroterapia; 1º Prêmio Bem Eficiente e autorização para ministrar cursos de Educação de Jovens e Adultos e Qualificação Profissional – Nível Básico.

2002 – Credenciamento no SUS – Centro de Reabilitação Física – Portaria MS/GM 818, de 5/06/2001.

2003 – Credenciamento no SUS – Estimulação Neurossensorial - Portaria MS/GM 1635, de 12/09/2002; Implantação do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos.

2004 – Implantação da Brinquedoteca “Kasateka”;  inauguração da Unidade Jardim Ouro Verde II - Centro Integrado Profissionalizante; criação da Agência de Colocação – SEEASP; criação da Oficina de Tecnologia Assistiva; início do Projeto de Comunicação Suplementar e Alternativa e início do Projeto de Estimulação e Desenvolvimento Infantil – Ass. Social.

2005 – Implantação da Unidade de Cuidados Diários - UCD; 2º Prêmio Bem Eficiente e implantação do Grupo de Atendimento Urgência e Emergência – GAUE.

2006 – Início do Programa Ponte – Inclusão Educacional; implantação do Instituto Paulina Raphael; implantação do Projeto Um Olhar Especial – Surdo/cegueira; implantação da Comissão de Acessibilidade; implantação da Comissão de Licitação; implantação do Espaço de Habilidades; implantação da Brinquedoteca “Casinha dos Sonhos”; desenvolvimento e lançamento do HoloS – Projeto Cidadão Especial – Ministério da Justiça; implantação do Espaço Imaginação e Criação e implantação da Comissão de Revisão de Prontuário.

2007 – Inauguração do Abrigo Casa Lar – Unidade Vila Independência; convênio com a  Prefeitura Municipal para Ministrar Cursos de Deficiência Mental e Autismo; implantação do Jardim Sensorial e reinauguração do Parque Adaptado; implantação Tele Centro – parceria com Microsoft, Instituto de Tecnologia Social e Programa Infoesp; convênio com Ministério da Ciência e Tecnologia – implementação CIP e Apae em Rede – parceria com Federação Nacional das Apaes, Federação  do Estado do Paraná e de São Paulo.

2008 – Inauguração do Espaço Esporte Lazer e Cultura “Sérvio Túlio Coube”; inauguração Lavanderia “Maria de Paula Tognozzi Raphael” e inauguração dos laboratórios de informática - Convênio Ministério da Ciência e Tecnologia.

2009 – Inauguração Parque Adaptado para adultos e Jardim Sensorial Infantil; aquisição do terreno para construção da Casa Lar; inauguração do prédio Estimulação Infantil, 1º módulo do Centro de Reabilitação financiado pelo Consulado do Japão em São Paulo; Inauguração da Sala Snoezelen “Apae: Centro Snoezelen para o Estado de São Paulo”; inauguração da 2ª piscina terapêutica financiada pelo Rotary Clube Bauru Norte e Rotary Club of Billings; início do Serviço Centro de Apoio Especializado - CAE convênio com a Prefeitura Municipal de Bauru (substituição do Projeto Ponte).

2010 – Sanção pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da Lei de Tarifa Social de Energia Elétrica (Lei nº 12.212, de 20/01/2010), projeto APAE. Participação da Reatech com assessoria jurídica e palestras no Seminário de Tecnologia Assistiva. Contratação de Assessor Jurídico o advogado Eduardo Jannone Silva.
Implantação do setor de Agendamento e Cadastro. Implementação o projeto Boas Vindas de acolhimento, triagem e avaliação. Inicio do projeto ReabilitaCão - Terapia assistida por animais. Aquisição de veículo totalmente financiado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente para atendimento domiciliar -  Projeto Home Care. Realização do primeiro Curso de Formação no Método Snoezelen/MSE como franqueadora social do Estado de São Paulo. Inauguração do Centro de Equoterapia 3 Corações em parceria com a Hípica. Capacitação dos professores das redes municipal e estadual na área de educação especial em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Diretoria de Ensino. Visita ilustre de Lú Alckimin, 1ª dama do Estado. Celebração de parceria com a Zopone empresa de engenharia, comércio e construção civil para emprego apoiado, pioneirismo e na área de inclusão profissional. Inauguração da Sala de Integração Sensorial em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com repasse da Petrobrás Distribuidora ao Fundo Municipal para a Infância e Adolescência.

2011 – Implantação do currículo funcional na Escola de Educação Especial com publicação de uma cartilha que teve aproximadamente 2 mil downloads no site da instituição no ano. Inauguração do Centro de Apoio Pedagógico Especializado – AEE, convênio com o município na área da Educação. Convite por parte da Diretoria de Ensino para avaliação diagnóstica por equipe técnica especializada de 100 alunos de uma instituição de ensino especial. Construção da cobertura para embarque e desembarque dos ônibus escolares, resultado da intervenção do deputado federal Arnaldo Jardim junto a SEDS para liberação de verba no valor de 50 mil. Aprovação pela Secretaria de Educação do Estado de convênio diferenciado para atendimento de aluno com Autismo. Restruturação do Serviço de Proteção Especial de acordo com a nova política de assistência social. Ampliação dos convênios de média e alta complexidade para 2012. Início da construção da sede própria do Serviço de Acolhimento Especial - Casa Lar feminino, resultado de emenda parlamentar de R$ 200 mil do deputado estadual Dr. Pedro Tobias via SEDS -Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. Início do Serviço de Acolhimento Especial destinado a pessoas com deficiência do sexo masculino financiado pela SEDS e inauguração da Casa Lar em parceria com a SEDS que equipou e mobiliou a mesma. Descredenciamento do Laboratório de Screening Neonatal, início do trabalho particular. Lançamento da Campanha “Abrace esta causa”. Assinatura de convênio junto a Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência para implantação de acadêmia adaptada ao ar livre, 12 cadeiras de rodas para basquete e 6 kits de Bocha.

2012 - Inauguração da Academia e Instalação e consultório odontológico em parceria  com a FUNCRAF (Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Crânio Faciais) e Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (Centrinho/USP). Implantação do trabalho de avaliação psicoeducacional diferenciado na Rede Municipal de Ensino em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Início de atendimento diferenciado  para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo, convênio com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Renovação da frota de veículos por meio de emenda parlamentar via Secretaria de Desenvolvimento Social e de convênios com Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social. Aquisição de 03 veículos simples e 01 miniônibus para 16 passageiros. Assinatura de novo convênio com a Secretaria Municipal de Saúde para complementar e manter os atendimentos realizados na área da Saúde, com os projetos de Equoterapia, Atendimento Domiciliar e Prevenção das Deficiências. Reconhecimento da Residência Inclusiva (casa-lar) sendo considerado referência pelo MDS - Ministério de Desenvolvimento Social para o Plano Viver sem Limite.

2013 - Habilitação para fazer parte da Rede de Cuidados a Pessoa com Deficiência como Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual - CER III e Oficina Ortopédica. Aquisição de 2 novos cavalos (doação) para Equoterapia. Participação do II Seminário Internacional de Emprego Apoiado realizado pelo Instituto de Tecnologia Social (ITS-Brasil), se equiparando com instituições mundialmente reconhecidas na colocação profissional de pessoas com deficiência.  Realização do I Seminário de Educação Profissional, reunindo em um mesmo evento, colocados e empregadores, possibilitando a troca de experiências. Manifestação para a alteração da Meta 4 do Plano Nacional de Educação. Participação no planejamento e execução do Fórum de discussão sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Participação na construção e publicação das Diretrizes para Educação Profissional e Diretrizes para Cooperação Técnica entre APAEs e Secretaria de Educação do Estado. Prêmio, troféu de Associado Emérito a Olga Bicudo Tognozzi pela Federação das APAES do Estado de São Paulo.

Retrospectiva 2014 - Conquistas

No ano de 2014 a APAE Bauru buscou e executou novos projetos de melhoria e ampliação do espaço físico e inaugurou a sede própria da residência inclusiva feminina com novos equipamentos em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo - SEDS.

Inaugurou um quiosque, com repasse financeiro do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente por meio do empenho da empresa Tilibra, para sediar atendimentos de artes e outras oficinas.

Implementou a Sala Snoezelen/MSE de Estimulação Multissensorial com revitalização do espaço físico, aquisição de equipamentos, e formação de novos terapeutas na Associação Mantenedora do Centro Integrado de Prevenção - AMCIP em Curitiba/PR.

A Oficina Ortopédica passou por ampliação e aquisição de equipamentos.

O Centro Especializado em Reabilitação recebeu um veículo Van adaptado do Ministério da Saúde e a Escola de Educação Especial recebeu um ônibus, também adaptado, da Secretaria de Educação.

A parceria com a Secretaria de Educação Municipal proporcionou o início da construção de um prédio com quatro novas salas de aula para abrigar o Centro Integrado Profissionalizante.

Foi um ano intenso de capacitação profissional onde a equipe participou de vários cursos de capacitação interna, e na comunidade com participação em eventos políticos e científicos importantes. Apresentação do trabalho realizado na área de emprego apoiado no Congresso Nacional das APAEs, participação no Conselho Nacional de Educação - CONAE, e na articulação com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

A equipe da APAE também atuou de forma sistemática nos Colegiados e no Grupo de Trabalho da Federação das APAEs do Estado de São Paulo.

Projetos realizados dentro da instituição com os usuários proporcionaram grande realização para a equipe como o projeto de Arte “Sextas Culturais” que levou os alunos a participarem de eventos da comunidade.

O Serviço de Proteção Especial Média Complexidade investiu no trabalho de autodefensoria afim de proporcionar aos usuários empoderamento e realização pessoal. Um dos primeiros projetos é a instalação de uma rádio interna que será usada como um recurso para promover a habilidade de comunicação na defesa de direitos.

A equipe do Serviço de Educação, Encaminhamento, Acompanhamento e Supervisão Profissional conquistou mais colocações em grupo na forma de emprego apoiado, dando oportunidade as pessoas com deficiência intelectual.

E por fim, o reconhecimento veio por meio da premiação do Serviço de Proteção Especial de Alta Complexidade - Residência Inclusiva, que recebeu em primeiro lugar, o "I Prêmio de Inovação Social" da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado.

A presidente da APAE Bauru, Olga Bicudo Tognozzi, recebeu o Troféu “Fábio Francisco Ferreira Bento”, na categoria pessoa física, da Ordem dos Advogados em Bauru - OAB como homenagem pelo trabalho realizado na área de direitos humanos.